quinta-feira, 30 de abril de 2015

Nepal

Como tem sido noticiado, o violento terramoto que vitimou milhares de pessoas no Nepal abalou-me de forma especial. Milhares de vidas se perderam e muitos monumentos e construções frágeis caíram por terra com a brutal força da natureza, perante a incapacidade humana de a dominar.
Todas as notícias que envolvem perda de vidas e danos irreparáveis me afetam. Afetam toda a gente! Mas eu estive aqui... foi um sonho realizado na altura, em 1998, e vim de lá encantada com a beleza exótica dum país com uma cultura tão diferente da minha. 
 
 O que aqui aparece nas fotos caiu agora por terra: em Kathmandu, o mosteiro de Swayambhunath, Património Mundial da UNESCO. Uma perda irreparável e dela fico apenas com a lembrança da magia que nos envolveu e que eu registei em memória e em diário de viagem.

Nessa viagem de 15 dias também fomos à India, aliás, foi de lá que fomos ao Nepal.
Na foto vê-se a Porta da Índia, em Dehli, mas visitámos várias cidades, como Bombaim, Jaipur Udaipur, Varanasi, Goa... trazendo de todas belíssimas recordações.
 
E em Agra, o fantástico Taj Mahal... que penso ter sido o monumento mais belo que já vi até hoje! 
Foi tal a paixão... que o reproduzi neste quadro que bordei a ponto de cruz e que observo todos os dias... sem me cansar!
Ainda hoje conservo com alguma precisão a memória visual e olfativa destas terras de contrastes e só não volto lá porque as forças já não o permitem!
Fico tão triste com a tragédia no Nepal, principalmente com a perda de tantas vidas, crianças que eram tão dóceis, tão meigas, ansiosas por nos darem a mão e caminharem ao nosso lado a troco, apenas, de um sorriso!

5 comentários:

  1. Oi Teresinha, nós estamos muito tristes também, que tragédia, quantas vidas ceifadas pela fúria da natureza... mas que lindas recordações você tem deste lugar lindo, adorei a foto do Taj Mahal, também é um sonho conhecê-lo... beijosss!!!

    ResponderEliminar
  2. Lugares fantásticos. Gostava de um dia visitar!! Beijnhos

    ResponderEliminar
  3. Amiga...a natureza por vezes surpreende-nos com estas catástrofes e isso deixa-nos bem tristes! Perderam-se relíquias materiais e vidas...e isso mexe sempre com o nosso coração!
    Belas imagens que sabe tão bem recordar!
    Um fim de semana bem gostoso!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Teresinha.
    Que triste tragédia que se abateu nesse lindo lugar, ceifando vidas, também me emociono quando vejo vidas que perderam a oportunidade de cresceram a a dor dos que ficaram sem seus entre queridos atingidos por algo tão intenso. Um feliz més de maio com bastante alegria. Beijos.

    ResponderEliminar
  5. Oi Teresinha.

    Tudo muito triste, ou trágico mesmo, o que aconteceu no Nepal.
    E fazes, um relato, com o mais puro sentimento da saudade.
    Sim, também estou seguindo o seu blogue. Eu tenho um, muito simples. Convido-te, a visitar-me, ainda que não queira seguir por lá, deixar um comentário, já nos deixa alegre.
    Desejos, de um bom fim de semana. e um abraço, do Brasil.

    ResponderEliminar